Quero abrir meu Salão



De acordo com o Sebrae, pequenos negócios costumam fechar até os primeiros 3 anos de existência. Para não fazer parte desta preocupante estatística, é indispensável para qualquer empresa o desenvolvimento de um plano de negócios. 
Por isso, se você é proprietário ou pretende abrir um salão, conheça alguns caminhos a serem seguidos que apresentaremos nesta matéria, pois nunca é tarde demais para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.  

PÚBLICO E SERVIÇOS
Em primeiro lugar, é importante que você conheça o perfil do seu público, qual classe socioeconômica ele pertence: A , B e C ou faz parte das classes D, E? Com esse parâmetro você já pode pensar (ou repensar) sobre a localização do seu salão, os serviços que serão oferecidos (corte, maquiagem, penteado, unha, depilação, dia da noiva, massagem, sobrancelha assim como manobrista, sala de espera e cafezinho), o tamanho do estabelecimento, produtos utilizados, preços cobrados, distribuidores, estoque, etc. Escolha um bom nome para sua empresa, desenvolva uma marca atarente, materiais e estratégias de divulgação e decore o espaço com cuidado.
Todos os detalhes devem ser muito bem avaliados.  

EQUIPE E ESTRUTURA
Outro ponto importante a ser considerado está relacionado aos profissionais que serão contratados: quantos serão, quais as qualificações e especialidades necessárias e se serão oferecidos incentivos e treinamentos para que eles se qualifiquem periodicamente. 
A estrutura do empreendimento também é um ponto de grande importância. Independente do porte e perfil do salão, o seu ambiente deve contar com boa luminosidade, dando preferência a luzes brancas, pois as amarelas porpocionam muita sombra e prejudicam a visualização real do trabalho final. Higiene, com certeza, é uma questão vital  a ser considerada, pois seu salão será inspecionado não apenas pelos órgão competentes, mas principalmente pelos clientes que valorizam a limpeza e organização do espaço. Não deixe acumular cabelo e poeira no chão e sobre os objetos e sempre esterelize cuidadosamente todos os equipamentos que serão utilizados.

ATENDIMENTO DIFERENCIAL 
Nunca descuide do atendimento. Diante de uma concorrência tão acirrada como é a de salões de beleza, um bom atendimento costuma ser um dos mais importantes diferenciais do negócio e uma característica essencial para a fidelização de clientes. Como sabemos, os cabeleireiros, esteticistas, depiladoras e manicures também precisam atuar como consultores. Antes de fazer qualquer serviço, faça a análise do cliente e sugira os tratamentos e mudanças que você acha que sejam adequadas. As pessoas constumam chegar no salão cheias de ideias inspiradas em celebridades que podem não ser interessantes ou viáveis para elas. 



MANTENHA-SE INFORMADO
Informe-se sobre o mercado, sobre a concorrência de sua região, práticas empreendedoras, melhores condições de financiamento, etc. No portal do Sebrae estão disponíveis informações úteis para aqueles que querem atuar neste mercado, além de oferecer serviços de consultorias para novos empreendedores.  
Mantenha-se sempre atualizado sobre novidades do segmento de beleza, as tendências, novos tratamentos e tecnologias. E por último, saiba ouvir e considerar as críticas recebidas, trabalhando para que elas se transformem em futuros elogios. 
Continue acompanhando nosso blog. Em outras postagens retornaremos com o tema, com sugestões, novidades e dicas para o sucesso seu e de seu salão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário