Diagnóstico Capilar - Teste do Toque


Antes de realizar qualquer tratamento, o profissional de beleza deve realizar o diagnóstico dos cabelos, verificando qual o grau de desgaste dos fios e indicando os procedimentos mais indicados para cada caso.
Existem máquinas de análise que facilitam esta identificação ampliando a imagem dos fios. Mas o teste do toque é o método mais comum para diagnosticar a real situação das madeixas.
Listamos abaixo os cincos graus de desgaste dos fios. Saiba como detectar através do toque e qual o tratamento mais indicado em cada situação.

1. SAUDÁVEL
Os fios não apresentam danos.
Possíveis causas: Provavelmente é um cabelo vigem, pouco exposto ao sol e que raramente tem contato com água do mar e piscina.
Teste do toque: Macio e estrutura forte.

2. RESSECADO
Desgaste inicial das madeixas virgens. As cutículas ficam levemente abertas.
Possíveis causas: Processos mecânicos de erosão, escovações, excesso de calor e banhos de mar ou piscina.
Teste do toque: Levemente áspero.

3. RESSECADO COM PONTAS DUPLAS
As cutículas estão mais abertas e desalinhadas.
Possíveis causas: Exposição a agressões mecânicas e químicas, como coloração e descoloração.
Teste do toque: Áspero com certa dificuldade de pentear.

4. POROSO
Início da perda do cimento intercelular. Há bastante perda da cutícula, as escamas quebram e o interior da fibra fica exposto.
Possíveis causas: Processos químicos como descoloração, alisamentos ou relaxamentos.
Teste do toque: Quebradiço, com pouca elasticidade.

5. MUITO DANIFICADO
Cabelo não tem elasticidade alguma. Apresenta cutículas quebradas, o córtex está vulnerável e há erosão profunda da fibra.
Possíveis causas: Infinitos processos químicos, como coloração, sobreposição de descolorantes, alisamentos, relaxamentos, etc.
Teste do toque: Extremamente quebradiço, pode partir até na lavagem ou na escovação.

TRATAMENTOS
  • Níveis 1 e 2: Nestes casos o mais aconselhável são as hidratações periódicas. Desntre os produtos Glynett,recomendamos a máscara de hidratação profunda Nutrie, que possui macadâmia, ceramidas e queratina em sua composição.
  • Níveis 3,4 e 5: Neste caso, os cabelos necessitam de uma ação mais intensa, como a reconstrução capilar que age no interior da fibra. Uma excelente opção é  o kit de tratamento Seis Passos da Glynett, desenvolvido com ativos de última geração que recuperam e revitalizam completamente os fios e que apresentam ótimos resultados já na primeira aplicação. 

Fonte: Guia de Tratamento - Cabelos&Cia - Julho 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário