10 dicas para ter um empreendimento de sucesso


Tabatha Coffey, australiana cabeleireira das estrelas de Hollywood, dá dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Tabatha Coffey



1.                  Se você não tem paixão pelo negócio e pela arte de ser cabeleireiro, você só está cortando cabelo.

Tabatha sempre disse que a chave do sucesso para cabeleireiros e salões de beleza é ter paixão.
Paixão pela arte. Paixão por cabelos. Paixão por fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas. Paixão por ter suas raízes ali!
Se você ou as pessoas que você vem contratando não tem essa paixão, você está perdendo o maior componente que leva um salão na direção do sucesso e uma longa vida.


2.                  Você sempre terá de estudar cabelos, não importa quanta experiência você tenha.

O aprendizado não acaba na escola de estética: você deve ser eternamente um estudante dessa arte.
Tendências e técnicas estão constantemente mudando e evoluindo, e é parte do seu trabalho se manter atualizado.
Tabatha diz que ela se mantém atualizada através de visitas a convenções e eventos, assinatura de revistas e amizades com pessoas que fabricam produtos novos. Além disso, você deve se desafiar ao menos algumas vezes no ano através de aulas de corte e técnicas, ou competições.
Esse tipo de prática te mantém alerta e ajuda a construir melhores equipes, unindo os cabeleireiros e tornando o negócio mais fácil.
Além disso, é bastante divertido quando um grupo de profissionais apaixonados por sua profissão se reúnem. Então, uni-vos!


3.                  Proporcione ao cliente uma experiência memorável

Salões devem se lembrar do que disse Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente; portanto, excelência é um hábito.” Dessa forma, para proporcionar a melhor experiência para o cliente, você deve ser o mais consistente e único em seu trabalho quanto possível.
Não se preocupe: consistência não tem que ser cara.
Por exemplo: Tabatha Coffey trabalhava em um salão onde eles mantinham uma tigela com balas na recepção, para os clientes. Um dia, decidiram tirar a tigela dali. Para a surpresa deles, os clientes começaram a perguntar onde estavam as balinhas. Mesmo que fosse apenas um detalhezinho pequeno da experiência dos clientes no salão, eles passaram a esperar aquele diferencial, que acrescentava prazer à sua visita.
Assim, Tabatha diz que atenção aos detalhes é fundamental para se ter sucesso, focando-se em proporcionar ao cliente uma experiência agradável e diferenciada.
Seja único, consistente e autêntico com você mesmo, seus cliente e seu salão!


4.                  Uma liderança excepcional faz salões excepcionais


Tabatha diz que o principal erro que ela encontra é falta de liderança e responsabilidade dentro de salões. Ela diz que é uma ávida defensora da liderança através de exemplos, e de políticas justas porém firmes de comportamento e procedimentos no trabalho.
Ela enfatiza que essas diretrizes devem ser simples porém precisas, e não devem sobrecarregar a equipe com demasiada falação. Ela também sugere manter regras e regulamentos na sala de descanso ou no escritório, fazer um documento escrito e fazer com que todos leiam e assinem para documentar sua cooperação.
Isso ajuda a implementar um padrão no seu salão, e todo mundo trabalha melhor quando têm o mesmo entendimento das regras e expectativas do local de trabalho.


5.                  Busque contratar e trabalhar com a melhor equipe que você pode ter

Os melhores salões tem como base um time de profissionais e funcionários que compartilham a mesma visão, mesma missão e mesmo valores – e que, acima de tudo, valorizam um aos outros.
Como funcionário, se você se sente desvalorizado, que tem alguém tirando vantagem de você, ou se você simplesmente não se dá bem com o resto da equipe, talvez você deva considerar buscar uma vaga em outro lugar. Permanecer em um lugar que drena sua energia espiritual não vai ser bom pra você, pro seu trabalho ou para o salão.
Como dono de salão, é sua responsabilidade contratar pessoas que possam trabalhar bem juntas, oferecer boas condições de trabalho e oportunidades de treinamento, e criar um ambiente de trabalho que permita inspiração e bom trabalho em equipe.


6.                  Assuma o papel de um líder inspirador e de confiança na sua comunidade local

“Como um terapeuta, o cabeleireiro está em uma posição em que se deposita confiança. Você não transforma simplesmente o visual de uma pessoa, mas também como elas se sentem a respeito de si mesmas”, diz Tabatha.
Em 2008, um estudo mostrou que quando um cabeleireiro avisa à cliente sobre os perigos do câncer de mama, isso aumenta em 70% a probabilidade da cliente correr atrás de exames e medidas preventivas. E, tendo contato constante com muitas pessoas, cabeleireiros estão geralmente a par do que está acontecendo nos arredores.
Moral da história: cabeleireiros possuem uma enorme influência na saúde e na vida de seus clientes.
E se cabeleireiros podem inspirar as pessoas a começar a cuidar de sua saúde, você pode imaginar o efeito que cada um tem na comunidade local como um todo? Você pode usar de influência para organizar ações que melhorem o bairro ou a cidade.
Você, os clientes e o bairro só têm a ganhar com a proatividade e liderança.



7.                  Trabalhar em um salão pode ser caótico, mas não perca o profissionalismo!

Muitos profissionais da beleza concordam: ser cabeleireiro pode ser muito estressante!
Assim, da próxima vez que você tiver um cliente debaixo do secador, enquanto faz outro corte, e seu próximo cliente chegar 15 minutos adiantado, e você só está ali em pé depois de tomar muito café (infestado de spray fixador e sabe-se lá mais o que caiu ali!), lembre-se:
Mantenha o profissionalismo!
O profissionalismo é outra chave para o sucesso, e aqueles que não tem, eventualmente serão quebrados e expulsos do negócio. Isso não quer dizer que você tem que ser uma pessoa fria, sem humor e sisuda – você é humano! – mas nunca se esqueça que você está num ambiente de trabalho, você é um profissional e é melhor pra todo mundo se você agir de forma adequada, sempre.


8.                  Esteja sempre em busca de estratégias de marketing para destacar o seu negócio

Quando se pergunta, “como aumentar a clientela do meu salão?”, Tabatha fala sobre o uso das redes sociais. “Muita gente no negócio subestima isso.”
Redes sociais como Facebook, Pinterest e Instagram são excelentes displays visuais e funcionam como uma vitrine do seu trabalho. Isso atrai novos clientes e abre portas para que seus clientes antigos fiquem a par do seu trabalho, não se esqueçam de você e possam interagir e fazer perguntas.


9.                  Cobre o quanto seu trabalho vale, e não se sinta culpado por isso.

Existe uma diferença entre preço e valor de um serviço, e o preço só aumenta se o valor aumenta, e o valor tem a ver com muito mais que números! O valor do serviço pode variar dependendo de fatores como localização e a experiência oferecida, mas muitos cabeleireiros cobram muito pouco por seus serviços.
Alguns se sentem culpados em cobrar mais (mesmo depois de se aperfeiçoar e adquirir mais experiência), e alguns têm medo de perder clientela caso aumentem o preço.
Pare de fazer isso consigo mesmo.
Aqui estão alguns fatores que influenciam na determinação dos preços cobrados:
1)                  Quanto dinheiro você espera receber no mês (seja realista)
2)                  Quanto esse tipo de serviço custa na sua região
3)                  O custo e qualidade de seus produtos
4)                  Os custos de manter o salão (para os donos): aluguel, luz, água, etc
Tenha os pés no chão e pense bem a respeito de tudo antes de decidir suas finanças!


10.               Continue a corrente

Importante na vida e nos negócios, passar isso tudo pra frente é uma das melhores coisas que você pode fazer para si mesmo e para os outros.
Por exemplo, se você é um cabeleireiro experiente e residente de um salão, transmitir seus conhecimentos a alguém mais jovem e inexperiente pode ser uma coisa ótima. Seja um mentor. “É importante retribuir e repassar seu conhecimento”, diz Tabatha. “Lembre-se de onde você veio, das suas origens.”
Seja generoso e a vida será generosa com você!


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