Tabatha Coffey, australiana
cabeleireira das estrelas de Hollywood, dá dicas para ter um salão de beleza de
sucesso
1.
Se você não tem
paixão pelo negócio e pela arte de ser cabeleireiro, você só está cortando
cabelo.
Tabatha sempre disse que a chave
do sucesso para cabeleireiros e salões de beleza é ter paixão.
Paixão pela arte. Paixão por
cabelos. Paixão por fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas. Paixão por
ter suas raízes ali!
Se você ou as pessoas que você vem
contratando não tem essa paixão, você está perdendo o maior componente que leva
um salão na direção do sucesso e uma longa vida.
2.
Você sempre
terá de estudar cabelos, não importa quanta experiência você tenha.
O aprendizado não acaba na escola
de estética: você deve ser eternamente um estudante dessa arte.
Tendências e técnicas estão constantemente mudando e evoluindo, e é
parte do seu trabalho se manter atualizado.
Tabatha diz que ela se mantém
atualizada através de visitas a convenções e eventos, assinatura de revistas e
amizades com pessoas que fabricam produtos novos. Além disso, você deve se
desafiar ao menos algumas vezes no ano através de aulas de corte e técnicas, ou
competições.
Esse tipo de prática te mantém
alerta e ajuda a construir melhores equipes, unindo os cabeleireiros e tornando
o negócio mais fácil.
Além disso, é bastante divertido
quando um grupo de profissionais apaixonados por sua profissão se reúnem.
Então, uni-vos!
3.
Proporcione ao
cliente uma experiência memorável
Salões devem se lembrar do que
disse Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente; portanto, excelência
é um hábito.” Dessa forma, para proporcionar a melhor experiência para o
cliente, você deve ser o mais consistente e único em seu trabalho quanto
possível.
Não se preocupe: consistência não
tem que ser cara.
Por exemplo: Tabatha Coffey
trabalhava em um salão onde eles mantinham uma tigela com balas na recepção,
para os clientes. Um dia, decidiram tirar a tigela dali. Para a surpresa deles,
os clientes começaram a perguntar onde estavam as balinhas. Mesmo que fosse
apenas um detalhezinho pequeno da experiência dos clientes no salão, eles
passaram a esperar aquele diferencial, que acrescentava prazer à sua visita.
Assim, Tabatha diz que atenção aos detalhes é fundamental para se
ter sucesso, focando-se em proporcionar ao cliente uma experiência agradável e
diferenciada.
Seja único, consistente e
autêntico com você mesmo, seus cliente e seu salão!
4.
Uma liderança
excepcional faz salões excepcionais
Tabatha diz que o principal erro que ela encontra é falta de liderança
e responsabilidade dentro de salões. Ela diz que é uma ávida defensora da
liderança através de exemplos, e de políticas justas porém firmes de
comportamento e procedimentos no trabalho.
Ela enfatiza que essas diretrizes
devem ser simples porém precisas, e não devem sobrecarregar a equipe com
demasiada falação. Ela também sugere manter regras e regulamentos na sala de
descanso ou no escritório, fazer um documento escrito e fazer com que todos
leiam e assinem para documentar sua cooperação.
Isso ajuda a implementar um
padrão no seu salão, e todo mundo trabalha melhor quando têm o mesmo
entendimento das regras e expectativas do local de trabalho.
5.
Busque
contratar e trabalhar com a melhor equipe que você pode ter
Os melhores salões tem como base
um time de profissionais e funcionários que compartilham a mesma visão, mesma
missão e mesmo valores – e que, acima de tudo, valorizam um aos outros.
Como funcionário, se você se
sente desvalorizado, que tem alguém tirando vantagem de você, ou se você
simplesmente não se dá bem com o resto da equipe, talvez você deva considerar
buscar uma vaga em outro lugar. Permanecer em um lugar que drena sua energia
espiritual não vai ser bom pra você, pro seu trabalho ou para o salão.
Como dono de salão, é sua
responsabilidade contratar pessoas que possam trabalhar bem juntas, oferecer
boas condições de trabalho e oportunidades de treinamento, e criar um ambiente
de trabalho que permita inspiração e bom trabalho em equipe.
6.
Assuma o papel
de um líder inspirador e de confiança na sua comunidade local
“Como um terapeuta, o
cabeleireiro está em uma posição em que se deposita confiança. Você não
transforma simplesmente o visual de uma pessoa, mas também como elas se sentem
a respeito de si mesmas”, diz Tabatha.
Em 2008, um estudo mostrou que
quando um cabeleireiro avisa à cliente sobre os perigos do câncer de mama, isso
aumenta em 70% a probabilidade da cliente correr atrás de exames e medidas
preventivas. E, tendo contato constante com muitas pessoas, cabeleireiros estão
geralmente a par do que está acontecendo nos arredores.
Moral da história: cabeleireiros possuem uma enorme influência na saúde
e na vida de seus clientes.
E se cabeleireiros podem inspirar
as pessoas a começar a cuidar de sua saúde, você pode imaginar o efeito que
cada um tem na comunidade local como um todo? Você pode usar de influência para
organizar ações que melhorem o bairro ou a cidade.
Você, os clientes e o bairro só
têm a ganhar com a proatividade e liderança.
7.
Trabalhar em um
salão pode ser caótico, mas não perca o profissionalismo!
Muitos profissionais da beleza
concordam: ser cabeleireiro pode ser muito estressante!
Assim, da próxima vez que você
tiver um cliente debaixo do secador, enquanto faz outro corte, e seu próximo
cliente chegar 15 minutos adiantado, e você só está ali em pé depois de tomar
muito café (infestado de spray fixador e sabe-se lá mais o que caiu ali!),
lembre-se:
Mantenha o profissionalismo!
O profissionalismo é outra chave
para o sucesso, e aqueles que não tem, eventualmente serão quebrados e expulsos
do negócio. Isso não quer dizer que você tem que ser uma pessoa fria, sem humor
e sisuda – você é humano! – mas nunca se esqueça que você está num ambiente de
trabalho, você é um profissional e é melhor pra todo mundo se você agir de
forma adequada, sempre.
8.
Esteja sempre
em busca de estratégias de marketing para destacar o seu negócio
Quando se pergunta, “como
aumentar a clientela do meu salão?”, Tabatha fala sobre o uso das redes
sociais. “Muita gente no negócio subestima isso.”
Redes sociais como Facebook,
Pinterest e Instagram são excelentes displays visuais e funcionam como uma
vitrine do seu trabalho. Isso atrai novos clientes e abre portas para que seus
clientes antigos fiquem a par do seu trabalho, não se esqueçam de você e possam
interagir e fazer perguntas.
9.
Cobre o quanto
seu trabalho vale, e não se sinta culpado por isso.
Existe uma diferença entre preço
e valor de um serviço, e o preço só aumenta se o valor aumenta, e o valor tem a
ver com muito mais que números! O valor do serviço pode variar dependendo de
fatores como localização e a experiência oferecida, mas muitos cabeleireiros
cobram muito pouco por seus serviços.
Alguns se sentem culpados em
cobrar mais (mesmo depois de se aperfeiçoar e adquirir mais experiência), e
alguns têm medo de perder clientela caso aumentem o preço.
Pare de fazer isso consigo mesmo.
Aqui estão alguns fatores que
influenciam na determinação dos preços cobrados:
1)
Quanto dinheiro você espera receber no mês (seja
realista)
2)
Quanto esse tipo de serviço custa na sua região
3)
O custo e qualidade de seus produtos
4)
Os custos de manter o salão (para os donos):
aluguel, luz, água, etc
Tenha os pés no chão e pense bem
a respeito de tudo antes de decidir suas finanças!
10.
Continue a
corrente
Importante na vida e nos
negócios, passar isso tudo pra frente é uma das melhores coisas que você pode
fazer para si mesmo e para os outros.
Por exemplo, se você é um cabeleireiro
experiente e residente de um salão, transmitir seus conhecimentos a alguém mais
jovem e inexperiente pode ser uma coisa ótima. Seja um mentor. “É importante
retribuir e repassar seu conhecimento”, diz Tabatha. “Lembre-se de onde você
veio, das suas origens.”
Seja generoso e a vida será
generosa com você!
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