CABELOS OLEOSOS: O QUE FAZER?

É um infortúnio comum: você lava o cabelo de manhã e, à noite, ele já está colando na cabeça e sua franja começa a se unir em mechinhas úmidas. O mal dos cabelos oleosos aflige milhões de pessoas por todo o mundo. Mas você sabe o que causa os cabelos oleosos? Como evitar que isso aconteça? Qual é o melhor tipo de tratamento? A gente te conta agora.

NÃO É O CABELO, É A PELE: O QUE CAUSA CABELOS OLEOSOS

A verdade é que não existe cabelo oleoso. A fibra capilar não produz óleo. Quem produz é o couro cabeludo. As glândulas sebáceas da nossa pele produzem uma espécie de óleo que tem como objetivo proteger o couro cabeludo e nutrir os fios de cabelo. Contudo, quando essa produção é excessiva, os fios ficam com aspecto pesado e gorduroso, o que deixa o visual com cara de sujo e desleixado.

Fatores genéticos são os principais determinantes pra um cabelo oleoso ou não. Contudo, outras coisas podem influenciar e ser vistos como causas de cabelo oleoso:
  • Stress
  • Alterações ou desequilíbrios hormonais
  • Clima quente e úmido
  • Uso excessivo de chapeus, bonés, lenços etc
  • Lavar o cabelo com água quente (resseca a fibra capilar e estimula maior produção de óleo)
  • Passar a mão em excesso no cabelo
  • Utilizar condicionador máscaras hidratantes oleosas  na raiz
  • Alguns medicamentos e suplementos


PROBLEMA ALÉM DA ESTÉTICA

Devemos manter em mente que o couro cabeludo - que é toda a área de pele cobrindo nossa cabeça, exceto o rosto - é muito mais do que pele. Ele controla a temperatura, produz o sebo (que é um óleo natural) e proporciona condições saudáveis para o cabelo crescer. E como é uma parte do corpo, ela está ligada a todas as outras. Dessa forma, a sua saúde pode ter grande impacto no seu couro cabeludo, e, por consequência, no seu cabelo.  Assim como um cabelo saudável é indicador de um corpo saudável, e um cabelo doente pode indicar algo sério no resto do corpo. É importante cuidar da alimentação, da ingestão de água e ter hábitos saudáveis.

A produção excessiva das glândulas sebáceas pode levar a problemas sérios. Nos cabelos lisos, o sebo desce pela fibra, deixando todo o fio com aparência gordurosa. Já nos cabelos com mais textura, cacheados e crespos, o sebo não desce, e fica acumulado no couro cabeludo. Isso pode congestionar os folículos, causar a proliferação de bactérias e resultar em queda de cabelo e outras infecções.

LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS - OU, MELHOR DIZENDO, NÃO LAVAR!

Lavar o cabelo pode ser uma solução a curto prazo, mas não é recomendável como tratamento para quem tem cabelos oleosos. Pelo contrário: a tendência é piorar o problema.

Quando você lava o cabelo e aplica produtos no couro cabeludo, você estimula as glândulas sebáceas ao mesmo tempo em que retira todo o sebo protetor da pele e dos fios. Assim, a lavagem diária irá apenas criar condições para que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo, mais rapidamente. Eventualmente, você terá o cabelo oleoso minutos após ter lavado.

Então, se você tem o couro cabeludo oleoso, não lave o cabelo todos os dias!

O QUE DEVO FAZER, ENTÃO?

  • É importante consultar um dermatologista, que vai analisar as causas particulares do seu problema e indicar o melhor tratamento.
  • Uma solução a curto prazo é passar vinagre de maçã concentrado ou suco de limão no couro cabeludo. Aplique 2 colheres de sopa na raiz e deixe agir por cerca de 3 horas. Enxágue e use shampoo como de costume.
  • Não aplique máscara de tratamento, condicionador ou finalizadores na raiz do cabelo. Passe sempre da metade do comprimento pra baixo.
  • Lave os cabelos na água morna-fria. Nunca na água quente.
  • Evite ficar passando a mão no cabelo ou usar chapéus, bonés, etc.
  • Utilize produtos adequados.


A GLYNETT TEM PRODUTOS PARA CABELOS OLEOSOS?

Certamente que sim!



A Glynett tem o shampoo para cabelos oleosos Frais, que trata o couro cabeludo, buscando diminuir a oleosidade, e repõe a queratina na fibra, evitando ressecamento.

O Tonique é um tratamento com enxágue de alta performance. Ele trata o couro cabeludo, possui ação anticaspa, não resseca os fios e previne contra a queda capilar. É um produto especialmente desenvolvido para ser usado não só como cosmético, mas também como tratamento.

O La Finalite é um leave-in protetor, defrizzante, com protetor solar, que nutre e evita a ruptura dos fios por ressecamento. Para quem prefere não usar condicionador, o leave-in é fundamental para que as pontas dos cabelos não fiquem ressecadas.

O Correctives é um finalizador corretor de pontas duplas que não é oleoso! Sua fórmula garante finalização e brilho sem pesar os fios.

Cuide-se com Glynett!

Nenhum comentário:

Postar um comentário